Ter parceria com editoras é bom ou ruim?

By Amanda Crônica - 15:07


Ter parceria com várias editoras é o sonho de princesa de vários(as) blogueiros(as) que estão só começando. Ter o selo estampado na barra lateral, receber vários livros de graça em casa para resenhar, e quem sabe até chegar mais perto da oportunidade de publicar um livro, um conto, um poema ou qualquer coisa de sua autoria.
Sabe qual é o problema disso? As editoras sabem desse sonho de princesa, e nem todas fazem questão de realizar esse sonho com honestidade e respeito.

Tem editoras que respeitam? Tem, mas às vezes é como procurar uma agulha em um palheiro. 
Não vou citar nome nenhum (até porque não tenho dinheiro pra pagar indenização caso eu seja processada kkkk), esse post não é uma denúncia: é um aviso e um desabafo.

A primeira parceria com editora que eu tive foi com uma que eu nunca havia ouvido falar. Parecia bem simples: era só se inscrever e botar o banner no blog que a parceria estava feita. Porém, só tive notícia daquela editora uma vez: peguei meu celular, olhei meus emails e tinha um recebido às 11h dizendo que ia haver uma ação para um seleto grupo de parceiros. Meio dia a ação já tinha fechado e não dava mais pra participar. E depois disso, nunca mais recebi nada deles, o banner tava ali de enfeite, só pra gerar acessos de graça para aquela editora. Como eles não fizeram questão de me dar notícias, tirei o banner sem aviso prévio. 

Tem editoras que, para ter seu blog selecionado, antes você precisa resenhar um livro deles para eles "verem se ficou bom". Traduzindo: "faça propaganda de graça pra mim, que aí TALVEZ eu feche a parceria contigo". Acredito que daria muito bem pra fazer a resenha no word e enviar por anexo, se a intenção for verificar a qualidade do texto. E se for pra verificar audiência, basta enviar um print dos dados do google analytics. Mas em vez disso eles preferem se aproveitar de quem quer crescer (e crescer encima dessas pessoas).

Também teve uma outra que eu cheguei a resenhar dois livros, mas nunca recebi nada pelos correios.  Ficaram vários meses enviando email e dizendo que iam enviar, mas nada. Fora que o editor era um baita dum mal educado e infantil, que volta e meia mandava indiretinha por email. Postei uma foto no instagram sobre um livro, fazendo piada sobre um erro MEU, e ele veio no whatsapp reclamar disso feito um adolescente frustrado com a vida.

  • Share:

You Might Also Like

2 Fumados comentaram aqui

E aí, o que achou do post? Gostou? Odiou? Achou uma bosta e tá a fim de dizer que sou um lixo, me mandar pra puta que pariu? Comenta aí!

Obs: Não pagarei seu cardiologista nem seu psicólogo/psiquiatra caso acabe precisando.